Sobre mi generacion, vergüenzas y lecciones

Sobre a minha geracao, nossas vergonhas e lições

Por Fabiola Buzim* – Especial para Nodal

Foi através de uma postagem no Facebook que fiquei sabendo do incêndio que destruia o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro. Era mais ou menos dez horas da noite do dia 2 de setembro. Sentí o meu estômago embrulhar ao ver as imagens das chamas que consumiam o casarão Foi um misto de raiva, desolação, impotência, mas sobretudo um grande lamento.

Minha última visita ao museu foi em fevereiro deste ano. Eu estava me despedindo do meu país, antes de vir morar em Buenos Aires em função de um mestrado. Fomos eu e minha mãe.

Foi um passeio agradável, de redescobertas, de rever um lugar a partir da perspectiva de uma pessoa que não o conhecia. E nesse dia eu o olhava sob a perspectiva da minha mãe. Curiosa essa inversão no sentindo de passagem de experiências. Acompanhar minha mãe descobrindo os espaços do museu me emocionam ao recordar. Eu estava sendo reapresentada ao mundo sob o olhar de uma criança.

Como eu morava no Rio, lá era um refúgio certo. O museu estava situado na Quinta da Boa Vista, um lugar muito agradável, com um jardim lindíssimo e acolhedor. Eu me sentía afortunada por viver em uma cidade com um museu tão importante, nao apenas para o meu país, mas também para a história da América.

Era na Quinta que estava um dos fósseis humanos mais antigos, com quase 11.500 anos. Ter acesso a Luzia me preenchia com aquela sensação de pertencimento. Era como poder ¨ouvir¨ diretamente a sua tatataravó te contando histórias do passado que viveu e que ouviu dizer. Ter acesso a um espaço dessa importância e afeto era um privilégio.

Lembro que nesta visita eu fiz uma foto da minha mãe sobre a perspectiva da reconstrução facial da Luzia. As duas se pareciam, e consequetemente, eu também. De alguma forma ao pensar sobre isso me sinto orfão, e nesse exato momento, em que escrevo esse texto, eu choro. Me dói a alma pensar em voltar ao meu país e não ter mais esses braços para me acolher nas vezes que preciso revisitar meu passado, minha ancestralidade e sentir que é possível seguir construindo um futuro, afinal, eles conseguiram e deixaram seus rastros.

Mas nos tiraram isso e nós permitimos.

É impossível não relacionar essa tragédia ao momento político que vivemos no Brasil. Há dois anos que passamos por um golpe que envolve os três poderes, e temos visto um governo neo-liberal priorizar, por exemplo, um aumento de 16% ao salário dos judiciário e aprovar uma PEC que congela por 20 anos investimentos na educação e saúde.

Quão significativo é esse incêndio que destrói um museu com tamanha importância enquanto nosso governo sanciona uma reforma na educação onde disciplinas como História e Geografia não são obrigatórias? O que querem nos dizer com essas ações?

Por outro lado, também somos responsáveis por isso e não há como minimizar os danos. Infelizmente não consigo ser otimista e pensar que é possível literalmente resurgir das cinzas, porque não há. Restaurar o museu não vai trazer tudo o que foi destruido de volta e por isso meu lamento.

A nossa geração não está dando um bom exemplo e isso precisa ser mostrado, e penso que seria mais digno de nossa parte permitir que as próximas gerações vejam o que deixamos de fazer. As cinzas são a prova de nossa ignorância enquanto uma sociedade que não valoriza sua história. Com certeza esse incêndio foi a última pá de terra que tenta terminar de nos enterrar. Resta saber se alguma lição poderá ser aprendida dessa tragédia.


Sobre mi generacion, nuestras vergüenzas y lecciones

Eran más o menos diez de la noche del 2 de septiembre cuando leí un posteo en facebook respecto del incendio en el Museo Histórico Nacional. Sentí mi estómago revolverse al ver las imágenes de las llamas que consumían el edificio. Fue una mezcla de rabia, desolación, impotencia, pero sobre todo un enorme dolor.

Mi última visita al museo fue en febrero de este año. Me despedía de mi país, antes de venir a vivir a Buenos Aires, para cursar una maestría. Fui con mi madre.

Fue un paseo agradable, de re descubrimiento; de revisar un lugar desde la perspectiva de una persona que no lo conocía. Ese día lo miraba desde la perspectiva de mi madre. Curiosa esa inversión en el sentido de paso de experiencias. Acompañar a mi madre descubriendo los espacios del museo, me emocionan al recordarlo. El mundo se me presentaba bajo la mirada de un niño.

Como yo vivía en Río, el Museo era un refugio seguro. Estaba situado en la Quinta da Boa Vista, un lugar muy agradable, con un hermoso y acogedor jardín. Me sentía afortunada por vivir en una ciudad con un museo tan importante, no sólo para mi país, sino también para la historia de la América.

Allí estaba uno de los fósiles humanos más antiguos, con casi 12 mil años. Tener acceso a Luzia me llenaba de una grata sensación de pertenencia. Era como poder “oír” directamente a su tatarabuelo contándole historias del pasado que vivió y que oyó. Tener acceso a un espacio de esa importancia y afecto era un privilegio para mí.

Recuerdo que en esta visita hice una foto de mi madre sobre la perspectiva de la reconstrucción facial de Luzia. Las dos se parecían, y consecuentemente, yo también. De alguna forma al pensar sobre eso me siento huérfana, y en este exacto momento en el que escribo ese texto, lloro. Me duele el alma pensar en volver a mi país y no tener más esos brazos para acogerme en las veces que necesito revisar mi pasado, mi ancestralidad y sentir que es posible seguir construyendo un futuro, pues después de todo, ellos consiguieron y dejaron sus rastros.

Pero nos sacaron eso y nosotros lo permitimos.

Es imposible no relacionar esa tragedia al momento político que vivimos en Brasil. Hace dos años que pasamos por un golpe que involucra a los tres poderes, y hemos visto un gobierno neoliberal priorizar, por ejemplo, un aumento del 16% en el salario de los funcionarios judiciales y aprobar una ley que congela por 20 años las inversiones en educación y salud.

¿Cuán significativo es ese incendio que destruye un museo tan importante, mientras nuestro gobierno sanciona una reforma en la educación donde disciplinas como Historia y Geografía no son obligatorias?

¿Qué quieren decirnos con esas acciones?

Por otro lado, también somos responsables de ello y no hay como minimizar los daños. Lamentablemente no puedo ser optimista y pensar que es posible literalmente resurgir de las cenizas, porque no lo es. Restaurar el museo no traerá de vuelta todo lo que fue destruido de vuelta. Por eso mi lamento.

Nuestra generación no está dando un buen ejemplo y esto necesita ser dicho. Creo que sería más digno de nuestra parte permitir que las próximas generaciones vean lo que dejamos de hacer. Las cenizas son la prueba de nuestra ignorancia, la de una sociedad que no valora su historia. Sin duda ese incendio fue la última palada de tierra que intenta terminar de enterrarnos. La cuestión e saber si alguna lección puede ser aprendida de esa tragedia.

*Fabiola Buzim es graduada en Artes Escénicas por la Universidad Federal de Ouro Pretoejerció y ejerció el periodismo en distintos medios en Brasil. Actualmente cursa la maestría de cine y teatro latinoamericano en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires